Jaqueta Jeans – Masculina Ou Feminina: Uma Peça Coringa

Jaqueta jeans

JAQUETA JEANS 

Quando pensamos em looks básicos e rápidos, lembramos de itens como camisetas e jeans de imediato. Nada mais prático que uma camiseta básica e uma calça jeans, não é mesmo? Porém, poucos sabem que dá pra incrementar o look com outra peça super básica e que todos mundo deveria ter em seu armário: a jaqueta jeans.

A sobreposição de roupas é uma excelente alternativa para que você se vista bem com o que já tem em seu guarda-roupas. Por isso, vamos dar ideias e dicas de como aproveitar melhor a sua jaqueta jeans.

Esse tipo de roupa serve praticamente para qualquer hora, seja dia ou seja noite. Ela pode tanto deixar seu visual mais chique quanto deixar ele mais esportivo, tudo depende de como você monta seu look.

Se você comprou uma e ela fica de decoração no seu armário, agora é hora de aprender a usá-la de forma mais estilosa. Leia o texto e entenda como usar jaquetas jeans

MODELOS E ESTILOS DE JAQUETAS JEANS

Além de ser uma peça eclética, ela ainda possui diversos modelos e estilos. Você pode escolher uma peça mais tradicional – simples e reta – ou escolher uma jaqueta mais moderna – com destaques em franjas e desenhos diferentes.

Os modelos com corte slim são mais alinhados e tendem a formar looks mais arrumados, isso porque eles são mais justos e vestem mais rente ao corpo. Por outro lado, modelos tradicionais com cortes retos e medidas maiores podem passar a impressão de desleixo.

Entretanto, dá pra ser descolado e estiloso ao mesmo tempo. Para isso, você pode apostar em modelos que tenham puídos ou detalhes rasgados, além de peças com bordados e (ou) cores diferenciadas.

Outra alternativa, é a jaqueta jeans com pelo. Esse modelo ficou conhecido assim por ser produzida ou forrada com revestimentos internos em lã ou tecidos sintéticos que imitam os pelos da lã.

Nesse mundo jeans tudo é possível, qualquer variação em que você pensar pode ser feita, só basta achar a combinação perfeita.

 

Assim, de forma resumida, destacamos os seguintes modelos de jaqueta jeans:

  • Jaqueta jeans tradicional: modelo mais comum, com corte reto e tamanhos maiores;
  • Jaqueta jeans slim: peça com medidas mais justas e silhueta alinhada ao corpo;
  • Jaqueta jeans destroyed: modelos rasgados ou com puídos que dão a impressão de desgaste ou destruição de parte do tecido;
  • Jaqueta jeans com pelo: são os modelos com forros internos em lã ou tecido sintético que dão mais conforto e aumentam a capacidade de aquecimento da peça;
  • Jaqueta jeans com moletom: como o próprio nome sugere, os modelos de jaqueta com moletom são aqueles que mesclam esses dois tecidos em um única peça. É comum encontrar modelos com corpo em jeans e mangas e capuz em moletom;
  • Jaqueta jeans cropped: modelo de jaqueta com comprimento mais curto. As mangas, entretanto, possuem medidas normais.
  • Jaqueta jeans oversized: o termo oversized significa “superdimensionado”, o que já nos ajuda a compreender que se trata de uma peça com medidas mais longas que o normal.

 

Mais abaixo falaremos um pouco mais sobre alguns desses modelos. Continue lendo.

JAQUETA JEANS MASCULINA

Apesar de muitos associarem a jaqueta jeans a mulheres, com vestidos e saias, elas também são extremamente úteis ao universo masculino.

O homem pode usar com os mais variados looks, com calça ou shorts e ainda pode usar de diversos jeitos, em sobreposições com moletons, apenas em cima de uma camisa básica ou até mesmo usar a jaqueta jeans como blusa. Os jeitos dependem de cada gosto pessoal.

Jaqueta jeans tradicional

Jaqueta Jeans Tradicional
Modelos tradicionais de jaquetas jeans feminino e masculino

Essa jaqueta com certeza é a mais usada e também a mais versátil. Ela possui a modelagem reta com tamanhos grandes ou médios. Geralmente tem bolsos frontais e fecho frontal com botões, apesar de ser comumente usada aberta.

Os gostos mais tradicionais e clássicos se adaptam à ela. Mas vale ressaltar: cada jaqueta pode ter um toque de estilo diferente, uma cor mais escura, botões coloridos, costuras e detalhes que as diferenciam totalmente umas das outras.

Como estamos falando uma peça de roupa eclética, a jaqueta jeans também pode ser usada em outros estilos, pois você pode arregaçar as mangas e deixá-la despojada ou abotoá-la por completo para passar um toque mais reservado e formal.

Jaquetas jeans slim

Jaqueta Jeans Slim
Modelos de jaqueta jeans slim masculino e feminino

Como já adiantamos, esse tipo de jaqueta é mais apertado, pois é mais ajustado a estrutura corporal; as mangas possuem medidas mais curtas e, geralmente, ficam na altura do punho. Podem ter cores e detalhes diferentes, embora ainda tenha características tradicionais como os bolsos e botões.

Jaqueta Jeans com pelo e com moletom

jaqueta jeans com pelo
Modelos de jaqueta jeans com pelo

As jaquetas com pelo e com moletom não se diferenciam das demais pelo corte, mas sim pelos detalhes.

Esses estilos de jaqueta podem ser encontrados em peças com cortes tradicionais, slim, cropped ou oversized.

JAQUETAS JEANS FEMININAS

Como já sabemos, nessa categoria existe inúmeros estilos, mas qual a real diferença das jaquetas femininas para a masculina? As jaquetas femininas são um pouco mais acinturadas e possuem um torso menor. Além disso, geralmente são um pouco mais largas na altura do busto.

Vale ressaltar: Isso não significa que as jaquetas femininas não podem ser largas, mas que em comparação com a masculina naquele estilo, o tamanho da feminina é menor.

Jaquetas jeans cropped

Jaqueta Jeans Cropped
Modelo de jaqueta jeans cropped

Cropped significa “cortado”. Trazendo isso para o mundo da moda, peças cropped são peças mais curtas que o normal.

Por isso, saindo dos estilos mais tradicionais e já muito conhecidos, temos a jaqueta jeans cropped. Essas jaquetas são mais modernas e combinam em estilos mais despojados; seu comprimento normalmente termina na altura da cintura ou um pouco acima do umbigo.

A jaqueta cropped combina bem com outros modelos de blusas e camisetas que também tenham o corte cropped. Para a parte de baixo, aposte em shorts ou calças de cintura alta, isso tornará o look harmonioso e não deixará seu corpo tão exposto.

Jaqueta jeans oversize

Modelos de jaqueta jeans feminina oversized
Modelo de jaqueta jeans oversized

Por outro lado, essa jaqueta é o oposto da cropped. Seu comprimento é longo, terminando depois do quadril, além de ser mais folgada, ou seja, com mais espaço. Tem a famosa cara de “peguei emprestada do meu namorado”. Essa peça tem um caimento perfeito tanto com sobreposições quanto com roupas mais justas por baixo.

Embora esses modelos sejam mais usados pelas mulheres, a maioria das jaquetas acaba sendo unissex. O que realmente difere o masculino do feminino são detalhes como cortes, cores, bordados e desenhos. Como regra, o que vale é usar o que lhe agrada e lhe faz bem.

COMO USAR JAQUETA JEANS?

Até aqui entendemos os tipos de jaquetas e compreendemos de fato o quão versáteis elas podem ser. Dessa forma, com o básico feito é hora de montar o look.

E, para nossa sorte, quase tudo fica perfeito com uma jaqueta jeans. Elas podem ser usadas com shorts, calças, saias e vestidos, entre outros. São perfeitas para todos os climas e combinam com inúmeros eventos.

Em primeiro lugar as jaquetas mais soltas combinam com sobreposições, mais de uma blusa ou com um moletom, pois possuem mais espaço, apesar de ficarem perfeitas em looks apertados também como vestidos curtos. Possuem um estilo mais casual e despojado.

Em segundo lugar, as jaquetas mais apertadas, com corte slim, podem ser usadas em looks mais chiques e casuais. Mas também servem para momentos casuais, como uma ida ao cinema ou ao shopping.

Para os homens, a jaqueta jeans pode ser combinada com camisetas básicas, lisas e (ou) estampadas – deste que as estampas sejam discretas. Para a parte de baixo, aposte em bermudas ou calças de cores neutras. Peças de sarja ou brim são ótimas.

Evite usar jaqueta jeans com camisa polo ou camisa social, pois isso pode deixar o visual sobrecarregado. Entretanto, dá pra montar alguns looks mais formais e estilosos com essas peças, basta, por exemplo, acrescentar um suéter ao look. Esse seria um excelente look para lugares frios.

Já as jaquetas coloridas servem para ocasiões mais especiais, pois tornam o look com mais conteúdo e mais chamativo. Nessa categoria vale apostar em looks monocromáticos. O visual fica simples, mas elegante.

QUANDO USAR JAQUETA JEANS

Como discutimos ao decorrer dos diversos tópicos, a jaqueta é o camaleão das roupas. Portanto tudo depende do seu destino, se a noite for ser mais chique, um vestido mídi colado com uma jeans oversize e um tênis se torna um look sofisticado.

Se o objetivo é passear no parque no verão o mais recomendado é usar um short e uma blusa com uma jaqueta jeans cropped.  Para situações parecidas, dá para ousar em uma jaqueta jeans colorida ou quem sabe investir no look monocromático. As possibilidades são infinitas.

Geralmente, para climas frios usamos as jaquetas jeans maiores e mais longas, as quais são mais pesadas e aquecem mais. Nesses casos, também vale apostar nos modelos de jaqueta com pelo e nas jaquetas com moletom.

Por outro lado, para climas quentes, as indicadas são as jaquetas com tecidos mais finos e menores, as quais permitam maior ventilação. Exemplo: jaqueta cropped.

Se desejar um look mais refinado, você pode usar a jaqueta jeans como uma capa e jogá-la sobre os ombros, sem colocar os braços na manga. Ou use outras estampas com ela, como estampa de animal ou bolinhas.

Para os homens, as jaquetas podem dar um charme todo especial àquele look básico. Uma combinação entre uma calça sarja bege slim, uma camiseta básica preta e uma jaqueta jeans em tom azul médio fica perfeita. Dá para usar para ir a uma balada, a um barzinho ou em passeios em parques ou shoppings.

CONCLUSÃO SOBRE JAQUETAS JEANS

E não é que a versatilidade da jaqueta jeans é verdadeira? Depois de lermos o texto e analisarmos as fotos conseguimos concluir que para cada ocasião, para cada clima e até para cada espaço temos uma jaqueta. E o mais importante, a jaqueta jeans é anacrônica, portanto, o custo benefício vale cada centavo. Você pode até pagar caro, mas vai usar no mínimo umas 10 vezes no mês.

Em resumo, percebe-se o poder transformador profundo dessa peça, usando-a seu look pode adquirir características especiais, de simples a chique. Mas o segredo é: cada jaqueta se adapta a cada estilo pessoal; cada gosto tem suas preferencias e para saber qual fica melhor em você, só existe uma alternativa: teste criando looks e não modere na sua criatividade


Comments

  1. Pingback: Calça Jeans Preta Masculina | 5 looks e dicas | Blog da Compre Roupa | Roupas Baratas No Atacado e Varejo %

  2. Pingback: Camiseta Masculina Estampada | Dicas Para Acertar na Escolha

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *