Jardineira, Macaquinho, Macacão e Salopete – Diferenças e Looks

Jardineira Jeans Feminina

Jardineira jeans feminina – delicada, jovial e estilosa

A jardineira é uma dessas peças que vale a pena deixar guardada para usar eventualmente, pois vira e mexe ela ressurge com tudo, como muita coisa na moda.

Sua principal característica é, sobretudo, as cavas laterais, e a parte de cima, que é ligada a parte de baixo. Essa parte inferior pode ser uma saia, bermuda ou short.

A jardineira começou a surgir na época das grandes indústrias, por volta de 1750, e foi criada especialmente para melhor mobilidade dos operários. Era confeccionada com bolsos frontais e laterais que possibilitavam os funcionários guardar suas ferramentas durante a execução do trabalho. 

Desde então, variados estilos de jardineira vêm sendo desenvolvidos ao longo dos anos, transformando esta peça icônica e atemporal no que conhecemos hoje.

Jardineira, salopete, macacão ou macaquinho?

Estas quatro peças de roupas femininas – jardineira, a salopete, o macacão e o macaquinho – geralmente são bastante confundidas entre as pessoas, mesmo possuindo algumas diferenças básicas entre elas.

Isso acontece, principalmente, por conta da característica que elas possuem em comum: a ligação da parte de cima com a de baixo.

Mas a verdade é que, cada uma destas peças tem características únicas que as diferenciam entre si.

Jardineira Jeans Feminina

Exemplo de jardineira

A principal característica da jardineira tradicional, que já estamos acostumados a ver, é a cava funda nas laterais e as alças reguláveis, sendo comumente apresentada na junção de blusa com calça ou de blusa com shorts.

Quando apresentada em junção de blusa com calça, fica facilmente confundida com o macacão. Só que, a diferença é que, nesse modelo, existem as alças reguláveis e a cava mais profunda, enquanto o macacão não.

Salopete Jeans

Exemplo de Salopete

A salopete é uma peça de roupa que, na parte superior, é igual a jardineira, porém, na parte inferior, ao invés de shorts ou calça, é uma saia.

A salopete também é muito confundida com alguns vestidos. Entretanto, o que as diferencia é a alça regulável e as cavas que são próprias da salopete.

Comumente, a jardineira e a salopete são produzidas com tecidos bem encorpados, até para que proporcionem um melhor caimento no corpo. Esse tecido é normalmente o Denin, um tipo de jeans.

Macacão Jeans Feminino

Exemplo de Macacão Feminino

O macacão é uma peça única. Enquanto a jardineira apresenta as cavas e alças reguláveis, o macacão vai simplesmente unir a parte superior com a inferior.

Essa parte inferior sempre é a calça comprida. Por conta disso, é possível encontrar peças nos mais diversos tecidos, com diferentes comprimentos de manga e cortes, o que faz com que seja possível usar várias vezes e, ainda assim, inovar em todas elas.

Macaquinho Jeans Feminino

Macaquinho Jeans Feminino
Exemplo de Macaquinho Feminino

Da mesma forma que o macacão, o macaquinho é uma peça única, que também une a parte superior com a inferior.

Porém, aqui, a principal diferença está na parte inferior, que, ao contrário do macacão, não é uma calça, mas bermuda ou short.

Modelos de jardineira

Toda a mulher ama peças de roupas que unem praticidade, versatilidade e, é claro, adicionam um toque de charme no look. E é exatamente isso que a jardineira entrega, pois é uma peça que combina muito com momentos de lazer, ao mesmo tempo em que cria uma impressão bem jovem e descontraída. E o melhor de tudo: vem em vários modelos, estilos, cores e estampas para você usar à vontade.

Jardineira saia (Salopete)

A jardineira saia é um charme para o dia a dia. Pode vir com saia mini, midi ou no formato evasê. Você pode combiná-la com blusas ou t-shirts para compor um visual super fashion. Para acertar em cheio no look, aposte em blusas com decote ombro a ombro, mangas no estilo ciganinha e camisa de alfaiataria.

Jardineira short

É a opção perfeita para quem quer manter o estilo, mas sem passar calor, porque a jardineira short é muito confortável e, além de tudo, super fresquinha.

Ou seja, é a escolha certeira para os dias quentes, além de cair bem em todas as mulheres.

Seja seu estilo mais romântico ou descolado, básico ou moderno, a jardineira short possibilita uma enorme gama de looks.

Jardineira macacão

A jardineira macacão é uma peça pouco explorada, apesar de toda utilidade e versatilidade que a roupa tem. O macacão precisa de poucos complementes para formar um look completo, composto e muito estiloso. Além disso, pode criar produções diferentes na hora de repetir o look, já que ela permite sobreposições com blusas e terceiras-peças, como o colete. E fica ainda mais fashion se você tirar proveito de acessórios que vão além do cinto!

Quando usar jardineira?

Como vimos nos tópicos anteriores, as jardineiras são peças bastante despojadas e, por isso, aconselha-se o seu uso em ambientes mais informais.

É preciso tomar cuidado, por exemplo, em um ambiente de trabalho, já que pode causar uma impressão um tanto quanto errada, visto que o ar dessa peça é mais descontraído.

Entretanto, caso seu ambiente de trabalho permita o uso dessa peça, prefira as jardineiras de calça e invista em saltos e acessórios que poderão deixar o look um pouco mais formal e adequado ao local.

Outro adendo que se faz é para as mulheres que têm busto maior. Normalmente a jardineira tende a aumentar essa região. Se não for problema pra você, então se joga!

Looks com jardineira

Diante de tantos modelos e estilos, separamos alguns looks bem interessantes para você se inspirar na hora de compor o seu próprio look.

 

Jardineira preta com camisa estampada

A jardineira preta é uma peça bastante versátil que pode ser combinada com diversas blusas e tops de várias cores e estampas. A imaginação é livre para formar as mais diversas combinações.

A combinação da peça com alguns acessórios pode ajudar a incrementar o visual, dando ainda mais exclusividade ao look. Para um look mais básico, você pode apostar no dueto preto e branco, usando a jardineira preta com um top ou uma camiseta básica branca. Veja os exemplos de looks com macacão, jardineira short e salopete pretos abaixo:

look jardineira preta
Exemplos de looks com jardineira preta

Jardineira saia com camisas básicas

Para as mulheres que são fãs de um look mais romântico, uma ideia bem legal é usar a jardineira saia, salopete, com uma camisa lisa em cor contrastante com o jeans da salopete.

Por exemplo, se você usar uma salopete em jeans claro, aposte em camisetas ou blusas com cores mais escuras, como o preto e o azul.  Por outro lado, se a salopete for em um jeans escuro, dê preferência a parte de cima em cores mais claras.

Você também pode incrementar o look combinando-os com acessórios como bolsas, por exemplo.

Salopete Jeans
Exemplo de looks com Salopete Jeans

 

Macaquinho jeans

Look bem versátil e democrático a todas as mulheres que querem combinar conforto e estilo. O macaquinho jeans é uma peça completa, ou seja, dispensa o acompanhamento de outras peças de roupa.

Por isso, para dar um up no seu visual, aposte na combinação da peça com acessórios como pulseiras, relórios e colares. Além disso, escola corretamente o calçado para harmonizar com o macaquinho. Ele pode ser usado com bota, tênis e até mesmo um salto alto.

Macaquinho Jeans
Looks com macaquinho jeans

Conclusão

Agora, mais do que nunca, a jardineira se encontra em alta por trazer aquele ar vintage tão amado pela geração atual!

A cada ano que passa, a moda vem inovando ainda mais nos estilos, cores e estampas, sem perder a essência da jardineira que nos traz uma nostalgia maravilhosa.

Seja qual for o seu estilo – despojado, básico, romântico ou fashionista – você irá conseguir montar looks incríveis usando a jardineira. Além disso, pode ser usada em muitas ocasiões, desde uma festa mais elegante até um happy hour com os amigos. Tudo vai depender de qual modelo e quais acessórios você pretende utilizar. 

Esperamos que esses looks e dicas tenham inspirado você! Aproveite e dê uma olhada em nossa loja, lá você vai encontrar alguns dos modelos de jardineiras, salopetes e macaquinhos mostrados aqui com ótimos preços. 


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *